| DISCOS | Ratatat: Classics

Ratatat: Classics (XL, 2006)


Ao segundo álbum de originais o duo residente no fervilhante bairro de Brooklyn apresenta-nos uma verdadeira colecção de pérolas. São porventuras clássicos (tal como o título sugere) que daqui a uns anos ainda farão sentido ouvi-los sem que que a passagem do tempo lhes retire a magia.
Se no álbum estreia, o som soava ainda algo esquelético embora consistente, neste Classics nota-se a evolução criativa da banda e a sua consequente riqueza sonora (especialmente em termos de textura) que abrange o hip hop e electrónica como estrutura base, enveredando por melodias a lembrar por vezes Boards Of Canada e uma guitarra que insiste em marcar riffs estupidamente viciantes. Na verdade, puder-se-à dizer que simplicidade é a palavra de ordem dos Ratatat uma vez que não estamos perante composições muito complexas. Contudo, é nessa simplicidade que reside a beleza e a energia que nos transmite. Porque é impossível resistir ao groove felino de Wildcat , ao ritmo quase robótico de Lex ou à subtileza do tema inicial Montanita.
São dez fabulosos temas instrumentais que nos remetem para uma possível e muito bem composta banda sonora para o corropio do dia-a-dia, em casa junto à lareira ou numa qualquer viagem no Metro. Para ouvir e repetir.
Listen:

No comments:

[ARQUIVO]