Foram uma das bandas mais criativas e influentes dos anos 90 no circuito de rock independente e apesar da sua curta carreira deixaram um legado incortornável e francamente fascinante. Originalmente formados em Ohio no ano de 1992, a banda desde conseguiu criar uma notável base de admiradores do seu pós-new wave/punk recheado de hedonismo e loucas actuações em palco. Após a edição de alguns singles de pouca projecção, os Brainiac lançam o álbum estreia Smack Honey Baby em 1993. No entanto, três anos depois (e após a passagem pelo mítico festival de Lollapalooza e o álbum Bonsai Superstar) a banda lança aquele que é o seu disco ex-libris que viria a marcar uma geração. Hissing Prigs In Static Couture foi uma bomba e ainda hoje escutamos este disco e sentimos a energia única dos Brainiac. Kim Deal (Pixies e Breeders) deu uma ajuda na produção do álbum e a banda foi convidada para abrir concertos de Beck, The Jesus Lizard e Breeders, entre outros. Mas a história dos Brainiac teve infelizmente um acaso infeliz precisamente no momento em que a banda vivia o auge da sua carreira. A 23 de Maio de 1997, Tim Taylor, o irreverente vocalista da banda sofreu um mortal acidente de viação ditando assim o fim de uma bandas mais marcantes e injustamente esquecidas da década de 90.
Após o final trágico da banda, o guitarrista John Schmersal formou os Enon (outra fantástica banda) e muitas foram as bandas que de uma forma ou outra seguiram um pouco as suas pisadas entre elas os Les Savy Fav, Q and Not U ou Minus The Bear.
História à parte, os Brainiac são daquelas bandas realmente incríveis e que infelizmente na sua altura passou-se um pouco ao lado, pelo menos neste lado do oceano. Mas como nunca é tarde para conhecer boa música fica aqui a dica.
Vincent Come On Down > Nothing Ever Change >
http://www.epitonic.com/index.jsp?refer=http%3A%2F%2Fwww.epitonic.com%2Fartists%2Fbrainiac.html
No comments:
Post a Comment