| .PT | DOPO

Banda oriunda do Porto os DOPO fazem parte de uma nova geração de músicos portugueses a explorar a área da música livre/experimental.

Contam já com dois lançamentos discográficos virtuais através da netlabel Test Tube incluíndo o mais recente e desde já aclamado For The Entrance Of The Sun lançado o mês passado.
No seu universo musical encontramos elementos da música tradicional africana e oriental (em especial o drone e o transe das percussões) em ligação com o espírito folk e blues numa vertente mais ácida mas sempre harmoniosa.

Mais um bom exemplo de que o circuito musical português está em boa saúde e recomenda-se.

..::..Downloads..::..

For The Entrance of the Sun, Test Tube, 2007 >


Last Blues, To Be Read Someday, Test Tube, 2005 >


| VIDEO | Colleen: Happy Sea

Colleen: Happy Sea (from Golden Morning Breaks, 2005)

| TRACKS | The Eternals: Billions Of People


Há quem tome drogas para fazer música e há quem faça música para tomar drogas, já diziam os Spacemen 3. De facto, qualquer uma das hipóteses é viável para este caso. Os The Eternals são daquelas bandas freaks que provavelmente nunca irão chegar a lado nenhum mas que soam melhor que muitas bandas que por aí andam nas bocas do mundo. Da sua dieta musical constamos que foram incluídas várias de doses de música jamaicana (em especial o dub), também alguma electrónica mais sofisticada e a espaços, algum regime a jazz e punk. Por outras palavras, uma verdadeira Mescla Sonora.
Brring tha lighta.

..::..Download..::..

| DISCOS | Ratatat: Classics

Ratatat: Classics (XL, 2006)


Ao segundo álbum de originais o duo residente no fervilhante bairro de Brooklyn apresenta-nos uma verdadeira colecção de pérolas. São porventuras clássicos (tal como o título sugere) que daqui a uns anos ainda farão sentido ouvi-los sem que que a passagem do tempo lhes retire a magia.
Se no álbum estreia, o som soava ainda algo esquelético embora consistente, neste Classics nota-se a evolução criativa da banda e a sua consequente riqueza sonora (especialmente em termos de textura) que abrange o hip hop e electrónica como estrutura base, enveredando por melodias a lembrar por vezes Boards Of Canada e uma guitarra que insiste em marcar riffs estupidamente viciantes. Na verdade, puder-se-à dizer que simplicidade é a palavra de ordem dos Ratatat uma vez que não estamos perante composições muito complexas. Contudo, é nessa simplicidade que reside a beleza e a energia que nos transmite. Porque é impossível resistir ao groove felino de Wildcat , ao ritmo quase robótico de Lex ou à subtileza do tema inicial Montanita.
São dez fabulosos temas instrumentais que nos remetem para uma possível e muito bem composta banda sonora para o corropio do dia-a-dia, em casa junto à lareira ou numa qualquer viagem no Metro. Para ouvir e repetir.
Listen:

| SOB ESCUTA | Glass Candy

Apesar de já não serem propriamente uma banda recente os Glass Candy ainda permanecem num circuito muito restrito ligado à excelente cena musical de San Diego e arredores (a par dos The Chromatics, Kill Me Tomorrow, The Locust ou Virgin Mega Whore) e infelizmente ilustres desconhecidos deste lado do Atlântico.

Com um passado ligado ao glam punk, os Glass Candy nos últimos anos têm vindo a redefinir a sua sonoridade nomeadamente através de uma abordagem mais electrónica e disco mas quase sempre sob um manto algo noir e narcótico de traços pós-punk.
Aqui e acolá lembramo-nos vagamente de uns The Knife, de Nico (Velvet Underground) ou de até Joy Division. Na sua discografia contam o longa-duração Love Love Love e uma série de ep´s, demos, splits e ainda participações em várias compilações (entre as quais sob o selo da Rough Trade e Troubleman Unlimited).

Deixamos o link para seu Myspace oficial onde é possível ouvir e fazer o download de quatro novos temas. Destaque para o fantástico tema "Sugar and Whitebread".


Stream & Download:



| TRACKS | Out Hud: Dad, There´s a Little Phrase Called Too Much Information


Os Out Hud eram das bandas mais deliciosas que apareceram nos últimos anos. "Eram" porque infelizmente cessaram o seu trabalho o ano passado. Tendo gravado vários Ep´s e splits com os Chk Chk Chk (com quem partilhavam membros comuns) os Out Hud sempre se caracterizaram pelos seus longos e sinuosos temas que cruzavam da melhor forma o electro, a pop, e algum krautrock e industrial num constante caleidoscópio que finalizava com os longos e irónicos títulos das canções.

A Mescla Sonora deixa hoje na secção Tracks um dos melhores momentos dos Out Hud, o tema "Dad, There´s a Little Phrase Called Too Much Information".


Stream & download:

| DISCOS | First Nation: s/t

First Nation: s/t (2006, Paw Tracks)


Para quem já se rendeu ao magnífico universo dos Gang Gang Dance ou Animal Collective certamente não irá estranhar este álbum. Folk bizarra de traços tribais e pinceladas de alguma pop mais psicadélica compõem o universo sonoro deste álbum estreia do trio feminino First Nation.

Ao longo das dez faixas do disco, parece pairar uma espécie de energia quase que esotérica. Aqui e ali somos surpreendidos por jogos de vozes em repetição, melodias serpenteantes de flautas ou linhas de guitarras e de percussão marcadas pela música ancestral indiana e africana. Ao escutarmos a primeira faixa “Awakes” somos engolidos para uma deliciosa espiral de vozes e desde logo nos apercebemos da importância da evocação de imagens e cheiros na música das First Nation. Aliás, o próprio nome da banda desvenda um pouco esse gosto quase que antropológico pela ideia do Homem, da Sociedade e do Mundo. Este álbum cheira de facto a terra. Terra molhada por vezes. E sentimos essa força telúrica como o nascimento do Tudo, da Primeira Nação. Cavernas, fogueiras, multidões, danças e rituais, condensam-se neste quadro sonoro fascinante.
Sem dúvida que este primeiro trabalho abre-nos o apetite para os futuros trabalhos da banda e na sua demanda pela busca do regresso às origens.
Listen:

Panda Bear: Novo álbum para breve

"Person Pitch" é o título do próximo álbum de Panda Bear, um dos membros fundadores dos Animal Collective. A saída oficial do novo trabalho está agendada para o próximo mês de Março e será lançado pela FatCat Records.

Enquanto o álbum não chega deixamos um link para download do programa de rádio Má Fama que contou a presença em estúdio de Panda Bear para uma live performance (com temas a figurar em "Person Pitch") e entrevista.

Download:
http://mafama.blogspot.com/2007/01/panda-bear-m-fama.html

| LIVE | The Hospitals + Lobster

Num fim de semana em que a estreia dos Nine Inch Nails em terras lusas toma destaque em qualquer meio musical, nós propomo-nos em destacar o regresso (mui esperado) dos norte-americanos The Hospitals.
O bando é conhecido pelas actuações caóticas, ruídosas e dos indomáveis duelos de moshpit. Para quem aprecia bom arty-punk-rock de arestas vanguardistas certamente irá delirar com a actuação prevista esta noite na galeria Zé dos Bois localizada no Bairro Alto.
Na primeira parte estarão os Lobster, uma das bandas mais badaladas no panorama musical independente português. À semelhança dos Hospitals, um power-duo guitarra vs bateria e demais maquinaria pronto bombardear em todas as direcções.

Que o noise esteja entre vós.
Para stream & download:

Editorial

É com prazer que apresentamos a Mescla Sonora. Mais um blog num mar de outros tantos blogs de música espalhados pela Internet dirão alguns. Sim, de facto, a Mescla Sonora não pretende ser um blog totalmente inovador em relação aos restantes (seria algo pretensioso) no entanto porque não mais um espaço que procura divulgar e apoiar novos projectos musicais e novas sonoridades? Pop, rock, jazz, world, hip hop, electrónica, folk, contemporânea...de tudo um pouco, iremos procurar abordar vários géneros e sub-géneros musicais e em especial a música de cariz vanguardista. Comentários e sugestões são bem vindas.
Let the show begin...

[ARQUIVO]